PASSE LIVRE 2019 – Cadastro, Como Funciona o Passe Livre Estudantil, Carteirinha de Estudante

Passe Livre Estudantil

O passe livre tem ajudado vários jovens estudantes brasileiros, pois com o mesmo, é possível se receber um número exato de passagens todos os meses, e com essas passagens, os estudantes conseguem se locomover até suas instituições de ensino e tudo isso com passe livre estudantil, e sem precisar pagar nada totalmente gratuito.

Mas é importante informar, que para o estudante conseguir seu passe livre, o mesmo vai precisar estar dentro de alguns requisitos que são exigidos pela organização do programa passe livre, e esses requisitos não são muitos, mas a falta de qualquer um deles pode fazer com que o estudante não consiga se cadastrar no programa de forma correta.

Vale ressaltar que a criação deste programa foi de certa forma um grande feito, pois nos dias atuais, são vários os estudantes que passam por dificuldades financeiras, e com isso não conseguem ir para certos lugares, pois não possuem o valor a ser pago por uma passagem, mas com a criação deste passe tudo isso mudou, ao se cadastrar, todos os estudantes enfim conseguem comparecer em vários lugares e tudo isso como foi dito gratuitamente, mas é importante os estudantes cuidarem da forma de uso deste passe livre estudantil 2019, pois o número de passagens gratuitas é limitado mensalmente, então o jovem deve cuidar com as passagens gastas, pois se as mesmas acabarem o estudante vai precisar aguardar até que ocorra a renovação delas, e se acabarem no começo do mês a renovação pode levar vários dias, o que vai atrapalhar e muito os estudos ou então a locomoção do jovem.

Pois além da passagem ser usada para ir até instituições de ensino, a mesma pode ser usufruída para ir até o local de trabalho do jovem, ou então para um passei do mesmo, e por este motivo é de extrema importância que ela seja usada da melhor forma possível, para que ao decorrer do mês a mesma possa ser usada sem que acabe.

Se as passagens acabarem o que resta ao jovem é aguardar a renovação, pois infelizmente não é possível renovar as mesmas antes da data que é estipulada pelo governo, mas quem sabe futuramente isso seja possível, e os estudantes consigam um número maior de passagem, ou então possam justificar o motivo do uso da mesma, para que a renovação seja feita com uma certa antecedência.

passe-livre-estudantil-610x277

Passe Livre Cadastro

Para os jovens estudantes que se interessaram no passe livre 2019, e desejam realizar seus cadastros no mesmo, a forma de cadastro é muito simples, e para realizar a mesma basta se seguir alguns passos, e o primeiro deles é acessar o portal do estudante da cidade do jovem, pois é lá que o cadastro é realizado, e os passos são os mesmos para todos os estados, o exemplo que será dado de cadastro é para o estado de são paulo, e os passos são:

  • Como dito, o primeiro passo a ser realizado, é acessar o portal de estudante do estado do jovem, e como o exemplo é o do estado de São Paulo, o site a se acessar é do SPTRANS no seguinte endereço: estudante.sptrans.com.br.
  • Após ir até o site, e acessar a página de cadastro, será necessário informar alguns dados pessoais como em qualquer outro cadastro, e é importante preencher todos os dados corretamente, para que não ocorra nenhum problema, e por isso o cadastro deve ser feito atentamente.
  • Preenchido todas as informações, basta que o jovem finalize seu cadastro.
  • Com o cadastro finalizado, será gerado um boleto com o valor de 7 passagens, este boleto é referente ao custo da produção do cartão, e é importante pagar o boleto, pois o cartão só é produzido quando ocorre a confirmação do pagamento.
passe-livre-cadastro-610x350

Cadastro Passe Livre

Feito o cadastro no passe livre estudantil, nem tudo está pronto, pois depois do mesmo feito, o jovem vai precisar ir até sua instituição de ensino, e requisitar que a mesma envie o cadastro para o SPtrans, onde somente depois disso, a organização do passe livre libere o estudante, e enfim o mesmo consiga usufruir deste seu benefício.

Requisitos Passe Livre 2019

É importante informar ao jovem, que caso o mesmo não tenha certeza se realmente está dentro de todos os requisitos, o mesmo deve ler os requisitos para o passe livre estudantil a seguir e verifique isso:

  • O primeiro requisito para que seja possível, que o jovem faça seu passe livre, é que o mesmo seja estudante da rede pública de ensino de seu estado, independente se o mesmo está no ensino fundamental ou médio.
  • O jovem que estiver cursando o nível superior vai precisar comprovar, que possui uma renda mensal de até 1,5 salário-mínimo ao mês, caso contrário não vai conseguir realizar seu cadastro.
  • Todos os estudantes que são bolsistas do programa do governo federal PROUNI, ou do FIES, possuem direito total ao passe livre.
passe-livre-requisitos-610x380

Requisitos Passe Livre Estudantil

Caso jovem verifique os requisitos, e veja que está apto ao cadastro, basta seguir os passos que foram dados, que o cadastro será feito de forma rápida e fácil.

Como funciona o Passe Livre Estudantil

 Como citado, todos os estudantes que estiver dentro dos requisitos impostos pelo programa, e realizarem seu cadastro, os mesmos terão um número de passagens disponibilizados mensalmente em seu cartão do passe livre.

E como todos sabem que a renovação do mesmo é feita somente após um mês completado, é importante ressaltar mais uma vez, que o jovem deve ficar muito atento as suas passagens, para que as mesmas não venham acabar antes da renovação.

passe-livre-como-funciona-586x610

Como Funciona o Passe Livre

O funcionamento do passe livre 2019, é basicamente apresentar o cartão do mesmo toda vez que o jovem for se locomover com ônibus ou então metros, pois ao apresentar o mesmo, o cobrador já vai saber que o mesmo não precisa pagar nada.

Além disso, depois do cadastro realizado, o jovem não precisa se preocupar mais com cadastros, pois a renovação das passagens é feita e o cartão automaticamente recebe as mesmas, então tudo fica muito mais fácil.

E qualquer problema que o jovem vir a ter com seu cadastro, o mesmo pode ir até sua instituição de ensino e alertar sobre o problema, para que os mesmos conversem com a administração do passe livre estudantil 2019, ou então o jovem mesmo pode telefonar para o número do programa de seu estado, e relatar sobre o problema que está enfrentando, pois com toda certeza os mesmos vão encontrar a solução para o problema.

passe-livre-inscricoes-610x304

Emissão Passe Livre Estudantil 2019

Atualmente o passe livre tem ajudado inúmeros jovens, e a tendência é que o programa só aumente, e por isso quem está encontrando problemas com a renovação de passagens, pois as mesmas estão acabando antes de o mês terminar, quem sabe a organização do programa não crie algum procedimento para que os jovens consigam realizar a renovação da mesma antes de um mês completo.

Maiores informações sobre o benefício do Passe Livre Estudantil e como fazer o seu cadastro acessehttp://transportes.gov.br/direto-ao-cidadao/passe-livre.html

Passe Livre Carteirinha de estudante

Um benefício dos estudantes, que chega bem próximo do passe livre, é a carteirinha de estudante, com a mesma, vários jovens conseguem pagar meia entrada em cinemas, teatros, jogos de futebol entre outros serviços.

Mas algo que faz com que ela fique um pouco atrás do passe livre, é que a mesma não consegue distribuir passagens de forma gratuita aos estudantes, o que ela consegue fazer, é somente aplicar um desconto ao jovem.

passe-livre-carteirinha-610x458

Cartão Passe Livre

Mas mesmo assim, em vários estados brasileiros, a carteirinha de estudante tem ajudado vários jovens, e por isso, se alguma pessoa que estuda, mas não possui algum requisito para o passe livre, a mesma pode optar pela carteirinha de estudante para que consiga ter descontos em vários serviços que são ofertados pela mesma.

Basicamente o requisito necessário, para que o jovem consiga sua carteira de estudante, na verdade não só o jovem, pois não existe uma idade para isso, pois o único requisito para se conseguir a mesma, é que o cidadão seja estudante em alguma rede de ensino, pois caso o mesmo for, a carteirinha de estudante será feita sem problemas, é só será cobrado um valor simbólico para a confecção da mesma.

Mas vale ressaltar, que caso o cidadão já foi estudante, e deseja ter uma carteirinha de estudante, ou então o cidadão deseja usar uma carteirinha de estudante antiga dele mesmo, isso não é possível, pois a carteirinha é somente para pessoas que estão matriculadas em instituições de ensino, e na mesma contém foto e também uma data de validade, o que faz com que não seja possível se utilizar, carteiras de estudantes antigas e nem carteirinhas de outras pessoas.

passe-livre-610x368

Emissão do Passe Livre Estudantil

E caso o jovem que possui uma carteira de estudante, queira realizar o cadastro para ter seu passe livre, isso é totalmente possível, só é preciso que o mesmo realize todos os passos que foram passados, pois desta forma o cadastro será confirmado, e só será preciso que o jovem pague seu boleto para que possua seu cadastro feito.

Com o cadastro feito, o jovem pode usufruir dos benefícios do passe livre, e também pode contar com os benefícios da carteira de estudante, pois desta forma os serviços que o passe livre não possui, a carteira de estudante possui o que melhora e muito a vida do estudante.

De um Curtir Acima e Deixe um Comentário Abaixo

SE GOSTOU, COMPARTILHE:
:)

2 Comentários em “PASSE LIVRE 2019 – Cadastro, Como Funciona o Passe Livre Estudantil, Carteirinha de Estudante

  1. Muito obrigado, não sabia que tinha direito de fazer a emissão do Passe Livre 2019

  2. Todos estudantes da rede pública tem direito de fazer a carteirinha do Passe Livre Estudantil? Quero tirar a minha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *