CadÚnico – Consulta, Benefícios, Consulta Pelo CPF, Número NIS, Programais Sociais, Cadastro

CadÚnico – Consulta, Benefícios, Consulta Pelo CPF, Número NIS, Programais Sociais, Cadastro
5 (100%) 22 votos

CadÚnico

O CadÚnico, é um sistema, que teve sua criação pelo governo federal, este sistema, possui como objetivo, armazenar informações, a respeito de pessoas de baixa renda.

E todas as famílias, que podem ser consideradas, famílias de baixa renda, são as famílias que possuem uma renda mensal de até meio salário-mínimo por integrante da família, ou então, a família que possui uma renda mensal de três salários-mínimos, somando o salário, de todos os integrantes da família.

E todas essas famílias, sofrem com a pobreza no Brasil, e através do CadÚnico, as mesmas, podem vir a conseguir ingressar em algum programa social do governo federal, e ao ingressar no mesmo, todas as famílias conseguem adquirir uma condição de vida um pouco melhor, saindo do estado pobreza extrema.

É importante ressaltar, que não guardadas, somente informações da família, e sim informações de cada integrante da mesma, e todas essas informações ficam armazenadas no sistema, e através disso, o governo federal. Consegue analisar os perfis das famílias, e com isso, sempre estão melhorando, mais e mais o programa, para que possa atender com mais eficiência, todas as famílias.

E as informações que estão no site, sobre cada integrante da família são: A renda do mesmo, o estado em que reside, acesso a serviços sócias básicos, e mais outras várias informações, que ficam todas disponíveis para o governo realizar as análises sobre cada família.

cadastro-unico-610x238

Consulta CadÚnico

A forma, para que seja possível, se realizar a consulta de uma pessoa, que possui o cadastro no CadÚnico, é através da consulta cidadão, que é um sistema, que possui como única função, consultar informações sobre cidadãos que participam do CadÚnico.

E para que seja possível, se realizar a pesquisa no sistema, é preciso que a pessoa disponibilize ao site, quatro informações, que são elas:

  • O nome completo do beneficiado;
  • A data de nascimento do mesmo;
  • O nome da mãe da pessoa.
  • E também onde este cidadão mora.

Após repassar ao site, todas essas informações, o mesmo vai entregar a quem está realizando a consulta, todas as informações que ficam armazenadas no site, sobre essa pessoa pesquisada.

cadastro-unico-consulta-610x376

Fazer Consulta CadÚnico

Mas vale ressaltar, que este sistema, só pesquisa por pessoas, que são cadastradas no CadÚnico, então se alguém deseja procurar, por uma pessoa, para se obter informações da mesma, mas essa tal pessoa, não possui cadastro no programa do governo, não será possível realizar a pesquisa, e a mesma não será encontrada.

E caso o cidadão, não saiba sobre algum requisito que é pedido, o mesmo não vai conseguir consultar, pois é importante, que todos os documentos sejam informados, sem exceção de nenhum.

Site da CAIXA com informações sobre o Cadastro Único: www.caixa.gov.br/cadastros/cadastro-unico/

cadunico-610x235

CadÚnico Governo Federal

Fazer consulta do CadÚnico pela Internet

CadÚnico Consulta pelo CPF

Para que seja possível, qualquer cidadão que possui seu cadastro, no sistema CadÚnico, realizar uma consulta sobre seus dados com seu CPF, será preciso que o mesmo se dirija até uma sede do CadÚnico, e converse diretamente com algum atendente.

Pois ao requisitar ao atendente, que deseja uma consulta do CadÚnico, será preciso entregar alguns documentos pessoas, como:

  • O número do NIS.
  • E o número do CPF.

Possuindo os dois documentos, já será possível realizar a consulta dos dados, do sistema de CadÚnico.

consulta-numero-nis-cpf-cadunico-610x427

Consultar número do NIS pelo CPF

Telefone CadÚnico

Também é possível, realizar uma consulta no CadÚnico, com o CPF, através do telefone do programa social, que é o 0800 031 0001, ao telefonar para o mesmo, será preciso informar, somente os dois dados já citados, que são: O número NIS, do cidadão, e também o número do CPF.

E qualquer problema que o cidadão tiver, ou alguma dúvida, o mesmo também pode se usar este telefone, para que seja possível solucionar qualquer coisa.

E caso este telefone não dê certo, o ciadão pode optar por usar outro número que é o 103 14.

cadunico-consulta-610x361

Consultar Benefícios CadÚnico

Mas é importante ressaltar, que dificilmente, estes dois telefones, estão fora do ar, então com certeza, o cidadão, vai consegue tirar qual dúvida, ou requisitar alguma informação.

Número do NIS CadÚnico

A função do número NIS, é fazer com que seja possível, o cidadão realizar pesquisas e consultas, a respeito do programa social CadÚnico.

E caso o cidadão tenha dúvidas, de onde encontrar o número NIS, a resposta para isso é muito fácil, pois o NIS, pode ser encontrado em três lugares, que são eles:

  • No cartão cidadão Caixa: O número NIS, é impresso no cartão cidadão, é de fácil visualização de qualquer beneficiado.
  • Na carteira de trabalho: Para se localizar o número NIS, na carteira de trabalho é muito fácil, pois basta abrir a carteira, e ir até a folha que estão os dados pessoais do cidadão, pois é lá, que se encontra o número NIS do mesmo.
  • E a terceira opção de um beneficiado, para se encontrar o seu número NIS, é no cartão bolsa família, e caso o mesmo possua um, o número NIS, estará impresso no cartão.

Mas é importante informar, que além do NIS, ter a função de ser algo fundamental, para se realizar consultar pela internet no programa CadÚnico, o mesmo vai muito além disso, pois praticamente todos os programas do governo federal, possuem uma forma de pesquisa, e basicamente para se pesquisar, é usando o número NIS, do cidadão.

consultar-numero-nis-610x241

Como Saber o Número do NIS

 

CadÚnico Benefícios

Qualquer pessoa, que possui seu cadastro no CadÚnico, tem alguns benefícios através deste cadastro.

Pois ao se cadastrar, o cidadão consegue ter acesso a vários programas sociais do governo federal, e esses programas são:

  • Carteira do Idoso
  • Programa Minha Casa Minha Vida
  • Tarifa Social de Energia Elétrica
  • Programa Bolsa Família
  • Telefone Popular
  • Aposentadoria para Pessoas de Baixa Renda
  • Isenção de Pagamento de Taxa de Inscrição em Concursos Públicos
  • Programas Cisternas
  • Água para Todos
  • Bolsa Verde (Programa de Apoio à Conservação Ambiental)
  • Bolsa Estiagem
  • Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais/ Assistência Técnica e Extensão Rural
  • Programa Nacional de Reforma Agrária
  • Programa Nacional de Crédito Fundiário
  • Crédito Instalação
  • Carta Social
  • Serviços Assistenciais
  • Programa Brasil Alfabetizado
  • Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti)

Então, caso o cidadão, esteja interessado, em ingressar, em algum desses programas, o mesmo deve, se cadastra no CadÚnico, para que seja possível, o ingresso de forma rápida e fácil.

cadunico-beneficios-610x357

Benefícios Cadastro Único

E todos esses programas, tem ajudado várias pessoas ao decorrer dos anos, e por este motivo, todos são de extrema importância para cada cidadão.

E caso o cidadão, tenha algum problema em ingressar, em qualquer programa que é ofertado pelo governo, o mesmo, vai precisar telefonar, ou ir pessoalmente, até uma sede do CadÚnico, pois as únicas pessoas, que podem resolver qualquer problema, é uma pessoa que trabalha no CadÚnico.

Site do CadÚnico Ministério do Desenvolvimento Social: www.mds.gov.br/assuntos/cadastro-unico

CadÚnico Bolsa Família

Todo mundo que recebe o Bolsa Família deve ter o cadastro no Cadastro Único, pois para participar de qualquer programa social do governo federal, você deverá realizar esse cadastro. Toda pessoa que ganha até meio salário mínimo ou famílias que tem a renda mensal de até 3 salários mínimos.

cadastro-unico-bolsa-familia-610x274

Bolsa Família Cadastro Único

CadÚnico Programas sociais

Como citado anteriormente, o CadÚnico, se tornou a porta de entrada, para inúmeros programas sócias, que são ofertados pelo governo federal.

Pois somente através do cadastro no sistema, tudo se torna mais fácil, e o acesso aos programas se torna uma realidade para muitas pessoas.

E pelo fato, de o acesso estar facilitado aos programas sociais, todos os cidadãos estão contentes com o governo federal, pois o mesmo tem se preocupa e muito com a população, que sofre com a falta de dinheiro, e pode se dizer, que com o passar dos anos, os benefícios só vão aumentar, ajudando cada cidadão de baixa renda.

cadastro-unico-programas-sociais-610x475

Programas Sociais Cadastro Único

E vale ressaltar, que alguns programas sociais, são de exclusividade, de pessoas de baixa renda, e por isso é importante, que todos os cidadãos, fiquem atentos aos requisitos impostos pelo governo federal, para que o mesmo, possa estar ciente de quais programas pode participar, para que não ocorra problemas futuros, e também, para que o cidadão, não perca tempo, tentando ingressar em algum programa, que o mesmo nunca vai conseguir, pelo fato da sua renda ser alta.

CadÚnico Como se cadastrar

Para que o cidadão, possa se cadastrar no programa, e vir a usufruir de todos os programas sociais, o mesmo pode comparecer, até o local de cadastramento do CadÚnico, e levar alguns documentos, que são eles:

  • E necessário, um documento pessoal de cada integrante da família.
  • Certidão de nascimento.
  • Certidão de casamento.
  • CPF.
  • Carteira de identidade.
  • Certidão RANI, caso o cidadão ser indígena.
  • Carteira de trabalho, ou título de eleitor.
  • Comprovante de endereço.

Também, é de extrema importância, que a família, peça para que um integrante da mesma, maior que 16 anos, e que resida junto com todos, responda algumas perguntas.

cadunico-como-se-cadastrar-610x325

Como se Cadastrar CadÚnico

E caso a pessoa escolhida para o questionário, ser do sexo feminino, é necessário levar o CPF, e também o título de eleitor.

CadÚnico Cadastro pela internet

A princípio, o cadastro no CadÚnico, é feito exclusivamente pela internet, o único cadastro que é possível ser feito pela internet, é o cadastro no consulta cidadão.

cadunico-inscricao-610x395

Inscrição Cadastro Único

E o fato, de o cadastramento ser somente pela internet, faz com que o cidadão, se desejar se cadastrar, vai precisar ir até a prefeitura de sua cidade, e realizar o cadastro pessoalmente.

E os documentos necessários, já foram informados anteriormente, então, é de extrema importância, que ao comparecer na prefeitura, o mesmo leve todos os documentos necessários.

Caso falte algum documento necessário para o cadastro, o cadastro não será possível ser realizado, e o cidadão, não poderá usufruir dos programas sociais.

De um Curtir Acima e Deixe um Comentário Abaixo

SE GOSTOU, COMPARTILHE:
:)

4 Comentários em “CadÚnico – Consulta, Benefícios, Consulta Pelo CPF, Número NIS, Programais Sociais, Cadastro

  1. Qual a diferença entre cartão cidadão, Cadastro Único e Número do NIS? São todos a mesma coisa?

  2. Me ajudou bastante, estava mesmo procurando o número do meu Cadastro Único

  3. Consegui realizar a consulta do CadÚnico… muito obrigado pela explicação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *