ID JOVEM – Como Fazer, Emissão, 2 Via, Passagens, Cinema, Inscrição Identidade Jovem

ID JOVEM – Como Fazer, Emissão, 2 Via, Passagens, Cinema, Inscrição Identidade Jovem
5 (100%) 28 votos

ID JOVEM Como Se Cadastrar

São vários os jovens que são inscritos no cadastro único, que na maioria das vezes possuem a vontade de comparecer em um teatro, cinema, ou em algum lugar de origem cultural, mas não possuem o dinheiro necessário para se pagar a entrada.

E o governo federal, com o objetivo de ajudar esses jovens, resolveu criar no ano de 2016 o ID jovem, este programa serve para os mesmos conseguirem pagar apenas meia entrada, e para que isso seja possível basta a apresentação da identidade jovem que é emitida a todos que participam do programa.

Vale ressaltar, que essa documentação também serve para pagar meia entrada em estádios de futebol o que é muito bom para jovens que gostam de futebol mas não possuem o dinheiro total de uma entrada.

Algo para informar, é que todas as informações que são fornecidas pelo jovem são sigilosas, então o mesmo pode ficar tranquilo, pois nenhuma informação do mesmo será informada para qualquer outra pessoa.

id-jovem-610x320

Quem tem Direito ID Jovem?

Mas é importante, o jovem saber que é preciso atender alguns requisitos para que o mesmo consiga usufruir da identidade, e esses requisitos para tirar ID Jovem são:

  • A idade do jovem não pode ser inferior a 15 anos e nem maior que 29 anos, sendo assim a mesma precisar estar entre 15 e 29 anos.
  • O segundo requisito e um dos mais importantes, é que o jovem esteja escrito no cadastro único para os programas sociais.
  • Além de estar cadastrado no cadastro único, o jovem deve ter realizado o mesmo em no mínimo 24 meses, pois caso o tempo de cadastro seja inferior a isso, não será possível se emitir o ID jovem.
  • E por fim a renda familiar do mesmo não pode exceder dois salários-mínimos.

E se o jovem estiver dentro de todos os requisitos que foram impostos pelo governo federal, basta que o mesmo realize seu cadastro e aguardar até que seu ID jovem seja emitido, e enfim ele possa se beneficiar das meias entradas que serão possíveis se obter em vários estabelecimentos.

requisitos-id-jovem-610x294

Requisitos ID Jovem

Como fazer ID JOVEM

Caso algum jovem tenha se interessado, e deseje realizar seu cadastro no ID jovem, e vir a se beneficiar do mesmo, o mesmo pode realizar sua inscrição da seguinte forma.

Primeiro o jovem vai precisar acessar o site do cadastro que é o ‘https://idjovem.caixa.gov.br/idjovem/#/jovem’, e pelo contrário do que várias pessoas pensam, de que o cadastro é demorado e difícil de se realizar, após acessar o site, o mesmo vai identificar que isso não é verdade, e que dentro de alguns minutos é possível finalizar o cadastro.

identidade-jovem-como-fazer-610x557

Como Fazer ID Jovem

O segundo passo após ir até o site, é disponibilizar algumas informações que são requisitadas pelo site, como: CPF, RG, data de nascimento e também o número do cadastro único.

Após todas as informações entregues ao site, basta confirmar o cadastro e pronto, o ID jovem já estará disponível para o cadastrado, mas é importante informar que o ID jovem possui somente 180 dias de validade, e que após esse período o jovem precisa acessar o site e fazer a renovação da identidade jovem.

Vale ressaltar que caso o cidadão que está realizando o cadastro, não saiba seu número de inscrição no cadastro único, o mesmo tem a opção de acessar a plataforma do programa, e verificar o número e tudo isso de forma rápida e fácil.

E algo muito importante para se alertar também, é que o cadastro é feito somente de forma online, não é possível se realizar o mesmo presencialmente, então é de fato importante que o jovem tenha acesso à internet.

id-jovem-como-fazer-610x534

Baixe o Aplicativo ID Jovem

Identidade JOVEM Emissão

Após ser feito o cadastro do jovem, é necessário emitir o cartão do ID jovem, e para isso, existem duas formas.

A primeira forma de se emitir o cartão é imprimindo o mesmo, pois quando o cadastro é concluído é possível imprimir uma imagem do mesmo, e quando essa imagem está acompanhada de um documento oficial com foto, a mesma consegue fazer com que o jovem pague metade do valor de todos os serviços que estão inclusos na Identidade Jovem.

id-jovem-emissao-610x343

Emissão Identidade Jovem

E a segunda forma, e uma das mais utilizadas, é quando o jovem realiza seu cadastro através de um celular, pois quando o cadastro é concluído, o mesmo consegue tirar um PRINT da imagem do cartão, e com essa imagem o jovem consegue a meia entrada, mas como na primeira forma, é importante que o mesmo apresente seu documento oficial com foto, em companhia do PRINT do cartão ID jovem.

Após se realizar alguma das duas formas de emissão, enfim o jovem pode usufruir de seu benefício, e passar a pagar somente meia entrada.

Algo a se ressaltar, é que além de o jovem pagar meia entrada em vários serviços, o mesmo se ainda vai realizar o ENEM, passa a fazer a inscrição de forma gratuita, e não precisa pagar nada para que possa fazer a mesma.

Por esse e vários outros motivos, a Identidade Jovem tem facilitado e melhorado a vida de vários jovens brasileiros, pois na maioria das vezes, os jovens não possuem dinheiro o suficiente para sair em algum lugar, ou até mesmo para se realizar o próprio ENEM, e com a criação deste programa tudo passou a ser mais fácil e simples.

Para qualquer jovem que está interessado em fazer o seu ID Jovem, seguindo os passos que já foram dados, tudo será feito de forma simples e fácil.

Site Oficial do ID Jovem para fazer a emissãowww.caixa.gov.br/programas-sociais/id-jovem

ID JOVEM 2 via

Pelo fato de o ID jovem ter uma validade de somente 180 dias, é necessário sempre renovar o mesmo, ou então emitir uma segunda via, e isso é possível ou acessando o site do programa, ou então realizando o procedimento pelo próprio celular.

E isso é de fato muito importante, pois caso o jovem compareça em algum local e deseje utilizar seu ID jovem, mas o mesmo está vencido, não será possível pagar a meia entrada, e o jovem terá que pagar o valor total da mesma.

id-jovem-renovacao-2-via-610x373

2 Via ID Jovem – Renovação

Então caso algum jovem esteja passando por isso, basta fazer a renovação da ID Jovem e emitir a sua segunda via, e não pode se esquecer de imprimir ou tirar o PRINT da imagem do ID, pois é somente com isso que será possível a comprovação da participação no programa.

ID JOVEM Passagens

Quem adquirir o ID jovem, terá direito a passagens de ônibus de forma totalmente gratuita, ou então com um desconto muito bom.

Para que isso seja possível, basta que o beneficiado compareça até o local para comprar as passagens até 3 horas antes da partida, pois somente dessa forma será possível se emitir a mesma.

id-jovem-passagens-610x441

Passagens de Ônibus ID Jovem

Vale ressaltar, que caso todas as passagens gratuitas ou as que possuem desconto estejam esgotadas, o mesmo deve aguardar até que outro ônibus seja liberado, e se a viagem for muito urgente, o jovem vai precisar pagar o valor total, pois se realmente as passagens chegaram a acabar, não a nada que a empresa de transporte possa fazer.

E as passagens com descontos e gratuitas não são somente para viagens, caso o jovem precise se locomover em sua própria cidade, o mesmo também pode contar com vários descontos e até com passagens gratuitas, o que ajuda e muito quando o jovem tem algum compromisso e não possui o dinheiro necessário para comprar uma passagem.

ID JOVEM Cinema

Um outro benefício que os jovens do ID jovem recebem, é fato de pagarem somente meia entrada nos cinemas, o que é algo muito bom para os mesmos.

Pois pagando somente meia entrada, todos os jovens que possuem uma condição financeira ruim, conseguem assistir filmes que os mesmos desejam assistir.

id-jovem-cinema-610x556

Identidade Jovem Cinema

Mas é importante lembrar, que caso o jovem queira realizar o pagamento de somente meia entrada, o mesmo não pode esquecer de apresentar a imagem de seu ID jovem, pois caso contrário não será possível o pagamento da meia entrada, e o jovem não pode esquecer também de seu documento pessoal com foto.

Se o jovem comparecer no cinema com todos os documentos necessários, o mesmo vai pagar meia entrada sem nenhum problema.

Inscrição identidade jovem

Como já foi dito, para que o jovem consiga realizar sua inscrição no programa, basta que o mesmo acesse o site, e realize todos os passos que foram dados.

id-jovem-inscricao-610x359

Inscrição ID Jovem

Caso o jovem siga todos os passos, a inscrição será feita de forma rápida e fácil, e enfim o mesmo vai conseguir pagar somente meia entrada ou então nem sequer pagar, pelos serviços que são ofertados pelo programa.

Mas vale ressaltar, que existem alguns requisitos para que o jovem consiga entrar no programa, mas os requisitos são poucos, o que faz com que praticamente qualquer jovem, que tenha a idade entre 15 e 29 anos consiga usufruir deste benefício que é ofertado pelo governo federal.

Caso ocorra algum problema com a inscrição, o jovem pode enviar um e-mail para o fale conosco do ID jovem, e com isso os atendentes vão realizar o procedimento necessário, para que o problema seja resolvido o mais rápido possível, e com isso o jovem possa finalizar seu cadastro.

Maiores informações e a cadastro acesse: https://www.prouni.net/id-jovem-2019-cadastro.html

De um Curtir Acima e Deixe um Comentário Abaixo

SE GOSTOU, COMPARTILHE:
:)

2 Comentários em “ID JOVEM – Como Fazer, Emissão, 2 Via, Passagens, Cinema, Inscrição Identidade Jovem

  1. Muito obrigado pelas informações, tenho todos os requisitos para emissão da ID Jovem e não conhecia esse benefício.

  2. Vale muito a pena fazer a identidade jovem, eu tenho e já consegui passagens gratuitas para viajar para outra cidade e também descontos em cinemas, se você não tem, não perca tempo e faça a sua ID Jovem. Só precisa ficar atento no prazo de renovação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *