IPTU 2019 – Consulta, Emissão, 2 Via, Débitos, Extrato, Pagamento, Reajuste, Isenção

IPTU 2019 – Consulta, Emissão, 2 Via, Débitos, Extrato, Pagamento, Reajuste, Isenção
4.4 (88.89%) 36 voto[s]

IPTU 2019

Todos os anos, os proprietários de residências no Brasil precisam vir a pagar o IPTU – Imposto Predial e Territorial Urbano. Este imposto que é cobrado anualmente, tem como principal função encher os cofres das prefeituras ou então vir a financiar obras para a melhoria das cidades.

Como está se passando mais um ano, está chegando o IPTU 2019, e como citado todos os cidadão brasileiros que já possuem uma casa em seu nome, vão precisar vir a pagar este imposto, esteja ela habitada ou não.

Vale ressaltar que este imposto depende do valor da casa, onde que casas maiores e mais caras tendem a pagar um valor mais salgado.

Mas independente do valor casa, ou de seu tamanho ou localização, o proprietário da mesma, vai precisar pagar o IPTU 2019.

E é importante informar também informar, que caso o IPTU 2019 não venha ser pago, o proprietário tem o risco de vir a perder sua residência, por isso é sempre importante manter este imposto em dia, para que não venha ocorrer nenhum tipo de problema futuro. E caso ainda exista dúvida, se o imposto é apenas para pessoas físicas, a resposta é que independentemente se a pessoa é física ou jurídica, a mesma vai precisar realizar o pagamento deste imposto.

Quando é citado que o imposto é cobrado para residências, vale informar que quando se cita residências todos os tipos de imóveis, estabelecimentos comerciais, e qualquer prédio também é obrigado a realizar o pagamento do IPTU 2019, pois as conseqüências são as mesmas para todos, e por isso o fato de o imposto ser pago totalmente em dia é tão importante, pois assim vão ocorrerá nenhum tipo de problema, e o proprietário não vai precisar se preocupar com este débito, pois o mesmo vai estar quitado.

iptu-610x387

IPTU 2019 Consulta

Todos os proprietários de casas, estabelecimentos comerciais ou prédios, recebem em seu endereço uma carnê, onde no mesmo é possível se pagar o IPTU 2019, ou a vista, ou parcelado, e isso vai depender totalmente do pagador.

Mas se caso o cidadão vir a perder seu carnê, o mesmo pode vir a realizar uma consulta de seu IPTU e assim conseguir emitir um outro boleto.

E esse tipo de consulta é muito importante, pois ao realizar a mesma, é possível se perceber quais boletos já foram pagos, e também quantos faltam, pois somente desta forma o cidadão pode ter um controle de sua dívida, e assim consiga pagar sempre em dia as parcelas.

iptu-consulta-610x364

IPTU 2019 Consulta

Para quem deseja pagar a vista, o mesmo vai conseguir um certo desconto por optar pela forma a vista, mas vale ressaltar que este desconto não é tão alto, e por isso a maioria das pessoas optar pelo pagamento parcelado, mas para quem possui uma qualidade financeira boa, o pagamento a vista é o mais recomendado.

Caso exista alguma dúvida referente a consulta pela internet, o cidadão pode vir a telefonar para a prefeitura de sua cidade, e requisitar uma resposta, pois se os mesmos não encontrarem alguma solução, será passado um novo número para que seja feita uma nova ligação.

Se por fim o cidadão não possui internet, mas mesmo assim deseja realizar a consulta de seu IPTU 2019, o mesmo pode ir diretamente até a prefeitura de sua cidade, onde na mesma os atendentes vão realizar a consulta de forma rápida e fácil, e o tempo de espera só vai depender da quantidade de pessoas que também estão aguardando para serem atendidas, pois a prefeitura realiza além do atendimento ao IPTU 2019 vários outros.

IPTU 2019 Emissão

Como já foi citado, a emissão do carnê para pagamento do IPTU 2019 é feita pela própria prefeitura, pois quando o mesmo é emitido, ele é enviado e entregue diretamente no endereço do proprietário.

iptu-emissao-610x297

Emissão IPTU 2019

E qualquer problema que vir acontecer quando o mesmo for entregue, a prefeitura que será a responsável por solucionar o mesmo.

Mas vale ressaltar, que na maioria das vezes o boleto é entregue na casa do cidadão, e dificilmente o mesmo é extraviado, ou então acaba não chegando, então o cidadão pode ficar tranquilo referente a este tipo de problema, pois as entregas são feitas de forma rápida e fácil.

IPTU 2019 2 via

Pode vir a ocorrer, de o cidadão vir a perder seu carnê de pagamento do IPTU 2019, e quando isso ocorre, o mesmo não precisar esquentar a cabeça, pois existem duas formas dele conseguir o carnê de volta.

A primeira forma, de se obter o carnê do IPTU de volta, é indo diretamente até a prefeitura da cidade que o proprietário reside, pois ao comparecer na mesma, basta que o cidadão requisite um novo carnê, que dentro de alguns minutos o novo carnê será gerado, basta que o proprietário apresente alguns documentos pessoais e também da casa ou estabelecimento.

iptu-2-via-610x397

2 Via IPTU 2019

E a outro forma de se obter o carnê novamente, é acessando site da prefeitura, e após acessar digitar o número do contribuinte, pois depois disso será preciso informar o ano do IPTU, que no caso é o IPTU 2019, e por fim basta selecionar o boleto que deseja ser impresso, e o mesmo será emitido.

Vale ressaltar, que para comodidade do proprietário, o mesmo já deve selecionar todos os boletos que serão pagos, pois desta forma não vai ser preciso que o cidadão acesse todo mês o site da prefeitura para emitir a segunda via do carnê do IPTU 2019.

IPTU 2019 Débitos

É possível através da consulta, que o cidadão verifique se possui algum débito com o imposto IPTU, e se caso o mesmo possuir, será preciso emitir os boletos antigos que ainda não foram pagos, para que a situação do imóvel seja regularizada e enfim o proprietário consiga realizar o pagamento do IPTU 2019.

E por isso é tão importante pagar em dia o IPTU, pois se caso existir dívidas antigas, a casa fica em uma situação irregular, e o proprietário não pode fazer qualquer negócio com a mesma, e em ultimo caso pode até perder sua propriedade, o que seria um grande prejuízo.

IPTU 2019 Extrato

Para o cidadão que deseja tirar um extrato do IPTU 2019, as opções para esse procedimento são praticamente as mesmas para se emitir a segunda via.

iptu-extrato-610x336

Extrato IPTU 2019

Pois para retirar um extrato, o proprietário pode optar por ir até a prefeitura de sua cidade, e requisitar o extrato de seu IPTU, ou então retirar o mesmo de forma totalmente online, e para isso só é preciso acessar o site da prefeitura da cidade, e preencher algumas informações requisitadas e pronto, o extrato será emitido de forma rápida e fácil.

Qualquer dúvida que venha existir, a prefeitura local tem a grande responsabilidade de responder qualquer tipo de pergunta.

IPTU 2019 Pagamento

O pagamento do IPTU 2019 pode ser realizado de duas formas, que são elas:

  • A primeira forma para o pagamento, é emitindo o boleto ou então levando o carnê até uma lotérica e realizando o pagamento.
  • A segunda forma para a realização do pagamento, é pela própria internet, pois ao ser emitido o boleto apenas com o código do boleto é possível fazer o pagamento.
iptu-pagamento-610x559

Pagamento IPTU 2019

Vale ressaltar que quando o pagamento for realizado, independente da forma que foi escolhida, o mesmo deve ser feito em dia, pois cada dia que venha ser atrasado vai existir juros, e por isso quando o cidadão for pagar, pode ser que os juros sejam enormes, e o valor fique bem mais alto do que o normal.

IPTU 2019 Reajuste

Infelizmente para o ano de 2019, o IPTU vai sofrer um leve reajuste, o que consequentemente vai aumentar o seu valor.

Mas este reajuste do IPTU 2019 não é padrão, e por isso o cidadão que vai vir a realizar o pagamento do IPTU 2019, deve entrar no site da prefeitura de sua cidade, ou telefonar para a mesma, para que seja possível se verificar qual será o aumento da cidade do mesmo.

Pois caso contrário, só será possível se saber qual o número exato do aumento, quando o carnê ser entregue na casa do cidadão.

itpu-valor-610x297

Valor do Reajuste do IPTU 2019

Mas é importante estar ciente sobre o reajuste, pois desta forma o cidadão consegue se preparar para realizar o pagamento, pois se caso ocorra uma surpresa no dia, pode vir a acontecer de não ser possível realizar o pagamento em dia, e no final das contas o mesmo será pago atrasado, e conseqüentemente os juros serão enormes.

É também importante informar que não são todas cidades que tiveram o reajuste, então existem alguns cidadãos que estão comemorando por não precisarem pagar um valor maior no IPTU 2019.

Consulte o valor do IPTU 2019 diretamente em sua prefeitura, basta selecionar a prefeitura de sua cidade: www.eprefeitura.net

iptu-isencao-610x399

Isenção IPTU 2019

IPTU 2019 Isenção

Não são todas as pessoas que podem ser isentas do IPTU 2019, mas os aposentados e pensionistas do INSS, podem vir a requisitar a sua isenção, pois os mesmos possuem total direito de não precisarem realizar o pagamento deste imposto.

E além dos aposentados e pensionistas do INSS, qualquer pessoa que venha a fazer parte do programa LOAS, também não precisa realizar o pagamento do IPTU 2019, sendo assim podem requisitar a isenção desse imposto que é cobrado ao cidadão brasileiro.

De um Curtir Acima e Deixe um Comentário Abaixo

SE GOSTOU, COMPARTILHE:
:)

2 Comentários em “IPTU 2019 – Consulta, Emissão, 2 Via, Débitos, Extrato, Pagamento, Reajuste, Isenção

  1. Um absurdo esse reajuste do IPTU 2019, esse prefeito só sabe aumentar os impostos e nada de melhoria em nossa cidade, na cidade de vocês também são assim? Um roubo descarado esse valor do IPTU 2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *