DETRAN CONSULTA – Multas, IPVA, Licenciamento, CNH, Débitos de Veículos, Placa, RENAVAM

Consultas DETRAN

O órgão responsável, pela fiscalização e também pela segurança do trânsito, é o próprio Detran, e ele tem como função além de fiscalizar, formar condutores para o trânsito Brasileiro.

O Detran, também possui uma função, que não agrada muitos brasileiros, que é o fato de penalizar infratores que fazem algo, que não é o correto no trânsito, que é o caso de multas para motoristas.

Recolhimento de taxas, como IPVA, Licenciamento e DPVAT, são todas feitas pelo Detran também, e o fato de não pagar essas contas, pode fazer com que o motorista, perca o direito de circular com o seu veículo pelas cidades Brasileiras.

Mas para alegria de várias pessoas, todas essas taxas e multas, podem ser consultadas pela internet, então na maioria das vezes, não é preciso que o motorista saia de casa, para que venha a consultar se possui alguma multa, ou para que pague por alguma infração feita, pois o Detran tem um site, onde disponibiliza a consulta para todos esses assuntos.

E para realizar a pesquisa de todos esses dados, basta seguir alguns passos, que serão dados ao decorrer deste artigo. Mas vale ressaltar, que caso o condutor queira comparecer no Detran, para consultar ou pagar alguma taxa, isto também é possível.

detran-610x381

Multas de Multas DETRAN

Primeiramente, é importante entender o que seria uma multa de forma correta. E a multa é uma penalidade, que é imposta a algum condutor ou passageiro, pelo fato de desobedecer alguma regra feita pelo código de trânsito brasileiro.

E antes de se iniciar os passos, para realizar a consulta de uma multa, segue algumas formas de se evitar ser penalizado:

  • A primeira dica, para que o motorista, não venha a ser multado, é dirigir com cuidado, não violando nenhuma regra de trânsito, e mantendo a calma durante o trajeto dirigindo.
  • A segunda dica, é sempre praticar a direção defensiva, não dirigindo com agressividade, e de forma irregular, pois isso pode causar um desentendimento no trânsito, então é sempre importante, além de cuidar do próprio veículo, que o condutor cuide dos veículos próximos.
  • A terceira dica, é uma das mais importantes, que é o fato de se usar o cinto de segurança, e não só o condutor, mas também o passageiro.
  • A quarta e última dica, é ficar atento a policiais, com viaturas, ou com outros tipos de carros, pois qualquer erro no modo de dirigir, pode ocasionar uma multa.

E caso depois dessas dicas, o motorista ainda vir a ser multado, o mesmo deve ir até o site do Detran, para que possa vir a consultar sua multa, e qual o valor da mesma.

E para que isso seja possível o condutor deverá ir até a opção de multas no próprio site do Detran, e após isso informar o Renavam de seu veículo, ou o número do processo da multa.

consulta-de-multas-detran-610x362

DETRAN Consulta de Multas

Depois desses passos, basta clicar em consultar, que todas as informações referentes a multas, serão disponibilizadas.

Mas é importante informar ao condutor também, que pode ser realizado recursos de multas, pois qualquer erro na multa, e na forma que a mesma foi feita, pode fazer com que o motorista não precise pagar a mesma.

Consulta IPVA DETRAN

O IPVA, é um imposto, que é cobrado anualmente para cada veículo. E para realizar o cálculo do mesmo, é necessário saber o valor do veículo, pois o valor do IPVA, é cobrado com base no preço de um carro.

E esta tarifa, que é cobrado anualmente, é um pesadelo para alguns proprietários de veículos, pelo fato de o valor ser alto para alguns carros, mas o que os motoristas não sabem, é que o IPVA, passou a existir para substituir, uma taxa que era cobrada, que se chamava taxa rodoviário única.

detran-ipva

DETRAN Consulta de IPVA

Vale ressaltar, que a arrecadação do IPVA, aumentou cerca de 12% no ano de 2014, e o valor somado chegou a 32 milhões, um valor absurdamente alto.

E para quem precisa consultar o IPVA de seu veículo, para que possa realizar o pagamento do mesmo, vai primeiramente precisar acessar o site do Detran.

Após acessar o site, e ir até a página referente ao IPVA, só será preciso disponibilizar algumas informações ao site, e pronto, tudo sobre o IPVA, será colocado na tela do motorista, para que o mesmo consiga consultar o que precisa.

E através do site, o mesmo pode emitir a via de pagamento, que pode ser paga no banco, em alguma agência, que receba boletos do Detran.

Faça a consulta do IPVA acessando o site www.ipva.net

detran-610x381

Acesse o site do DETRAN de seu Estado

Consulta Licenciamento DETRAN

O licenciamento de veículos, é uma das taxas mais importantes, para os proprietários de veículos, pois somente com o mesmo pago, o motorista pode circular com este veículo, caso contrário, o veículo estará irregular, e pode acabar indo para o pátio da polícia, onde o mesmo ficará apreendido, até que o seu dono pague a taxa.

detran-licenciamento-610x429

DETRAN Consultar licenciamento de veículo

E para que o motorista, sempre esteja ciente, se o licenciamento está pago ou não, do carro que o mesmo está dirigindo, é necessário acessar o site do Detran, e seguir alguns passos, que são eles:

  • Após acessar o site do DETRAN de seu ESTADO, é preciso ir até a opção de licenciamento anual.
  • Após isso, serão disponibilizadas três opções de consulta, a primeira, é para saber qual o vencimento do licenciamento do veículo, a segunda para emitir a guia de pagamento, e a terceira é para saber quando será emitido o documento CRLV.
  • E quando o cidadão encontrar, qual a opção correta, o mesmo só vai precisar clicar na mesma, e aguardar para receber as informações necessárias.

E é importante ressaltar, que caso o motorista, não consiga consultar pelo site, o mesmo pode ir até uma sede do Detran, em sua cidade, e fazer a consulta pessoalmente, mas é recomendando chegar no Detran, o mais cedo possível, pois as filas nesses estabelecimentos, são enormes praticamente todos os dias.

Faça a consulta do Licenciamento acessando: www.licenciamento.net

Consulta CNH DETRAN

Algo muito desejado, por vários brasileiros, é a CNH, pois sem ela, ninguém pode dirigir qualquer tipo de veículo.

E o Detran, é quem disponibiliza a CNH para todas as pessoas, mas para conseguir a mesma não é tão fácil assim, é importante, passar por algumas etapas, que são elas:

  • O primeiro passo, é escolher, em qual autoescola, o aluno vai realizar suas aulas veiculares.
  • Após a escolha, será necessário realizar alguns exames, que são psicológicos, e de aptidão física.
  • Passando nos exames, o aluno fica apto, para realizar o curso teórico, que tem uma duração de 45 horas, que devem ser feitas no turno desejado pelo aluno.
  • Depois de realizar o curso, será preciso fazer uma prova, e para que se passe na prova, é importante que o aluno tenha um acerto mínimo de 21 questões.
  • Passando no exame do DETRAN, o próximo passo são as aulas de simulador, e terminando as mesmas, será possível iniciar as aulas práticas na rua.
  • E por fim, depois de realizar as aulas práticas, a última etapa, é a prova prática, que se o aluno conseguir passar na mesma, estará apto para receber sua CNH.

E para que o motorista, consiga consultar por onde anda sua CNH, antes de receber a mesma, o site do Detran, disponibiliza uma opção somente para isso, que basta informar o número do processo da CNH, que já será tudo disponibilizado.

detran-cnh

CNH Detran

E também se o motorista, quiser checar, quantos pontos já recebeu em sua CNH, ou se a mesma possui algum problema, existe essa opção no site também.

DETRAN Consulta Débitos de veículos

São vários os débitos que são pagos, para se poder possuir um veículo, e todos eles são cobrados pelo próprio Detran.

E caso algum proprietário de algum veículo, queira checar, como andam as taxas a ser pagas do seu veículo, o mesmo pode ir até o site do Detran, e informar o Renavam do carro, e após isso, todas as taxas serão disponibilizadas, e tudo isso de forma gratuita, o que ajuda mais ainda o motorista.

E caso o mesmo, não consiga realizar a consulta, na sede do Detran, também é possível realizar esta mesma consulta, basta apenas o motorista ir acompanhado do documento do carro que deseja ser consultado.

Site para fazer as consultas do DETRAN: www.consultadetransito.com.br

detran-debitos-de-veiculos-610x358

Detran Consulta de Débitos

Consulta DETRAN pela Placa

O Detran, possui um sistema, que faz com que apenas com a placa do veículo, vários dados sejam apresentados a quem está consultando.

Mas esses dados, não são importantes, e não coloca em risco o próprio veículo, os dados repassados, são apenas a situação do veículo, modelo e ano do mesmo.

consulta-detran-placa-610x364

DETRAN Consulta pela Placa

E para que se consiga informações mais avançadas, o Detran não disponibiliza esse serviço, e o mesmo só pode ser feito de forma paga, e usando outros tipos de plataformas.

Consulta DETRAN pelo Renavam

Pode se dizer, que o Renavam, é a informação mais valiosa do carro, pois para realizar qualquer pesquisa referente ao mesmo, é necessário disponibilizar este número.

detran-renavam-610x435

DETRAN Consulta Renavam

E não só para pesquisas, pois para todas as coisas que possam ser realizadas, referente a esse veículo, é preciso que o motorista, informe a pessoas o número do Renavam, pois este número é a identificação do carro, e sem o mesmo, o carro se torna um veículo sem documento, o que faz com que ele não possa circular.

De um Curtir Acima e Deixe um Comentário Abaixo

SE GOSTOU, COMPARTILHE:
:)

1 Comentário em “DETRAN CONSULTA – Multas, IPVA, Licenciamento, CNH, Débitos de Veículos, Placa, RENAVAM

  1. Muito obrigado, consegui fazer as consulta do DETRAN que eu queria referente a um carro que vou comprar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *