SISU 2019 – Inscrição, Como Funciona, Nota de Corte, Cursos, Cronograma e Calendário, Lista de Espera, Chamadas, Resultado

SISU 2019 – Inscrição, Como Funciona, Nota de Corte, Cursos, Cronograma e Calendário, Lista de Espera, Chamadas, Resultado
5 (100%) 25 votos

SISU 2019 Inscrições

Atualmente no Brasil a forma que a maioria das instituições educacionais públicas selecionam seus candidatos para os cursos de graduação é através do SISU que veio a substituir o antigo vestibular.

A gerência do programa é realizada pelo Ministério da Educação (MEC) e os candidatos que desejam pleitear uma vaga necessariamente precisa realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) que ocorre todos os anos.

O sistema pelo qual o programa é gerenciado é totalmente informatizado e está em funcionamento desde o ano de 2010 e a partir de 2014 passou a ser utilizado também como requisito para estudantes que desejam adquirir o Financiamento do Ensino Superior (FIES) e bolsas de estudo do Programa Universidade para Todos (Prouni).

Nas primeiras edições do programa foram ofertadas aproximadamente 83 mil vagas e nas últimas edições a oferta subiu para 238 397 mil vagas o que revela seu crescimento e assertividade.

Em todo o país são 94 universidades, 35 institutos e 2 centros de educação tecnológica que juntas integram o programa Sistema de Seleção Unificada (SISU).

sisu-610x510

SISU 2019 Como Funciona?

Se você está se perguntando como funciona o SISU 2019, na prática o sistema é bem simples sendo necessário que o estudante tenha realizado a prova do ENEM do ano anterior pois é através dessas notas que haverá o processo seletivo nas universidades.

Em seguida o segundo passo será aguardar as datas das inscrições para o SISU 2019 divulgadas pelas instituições de ensino e então o candidato deverá entrar no sistema e selecionar dois cursos sendo 1 como 1º opção e o outro como 2º opção.

sisu-como-funciona-610x315

Como Funciona o SISU?

São dois cursos por instituição, porem o candidato pode se matricular para várias faculdades ao mesmo tempo e depois analisar quais as melhores possibilidades caso venha a ser aprovada em mais de uma delas.

O que é o SISU?

SISU 2019 Nota de Corte

Ao realizar a inscrição para o SISU o próprio site tem acesso a todas as notas obtidas no ENEM e que serão utilizadas como critério para aprovação no ingresso às universidades.

A nota de corte do SISU 2019 é calculada pelo próprio sistema com base nas notas de todos os candidatos inscritos nos vários cursos durante o dia.

O sistema permite que o candidatos se inscrevam durante o dia e a noite calcula as posições e as divulgas e assim é possível acompanhar a colocação em que se está e optar por permanecer nela ou mudar para um curso ou instituição que exija menor nota.

sisu-nota-de-corte-610x389

Nota de Corte do SISU 2019

Na prática a nota de corte SISU 2019 é a base referencial que auxilia o estudante a tomar conhecimento da sua posição e decidir como se comportar diante dela, porém ela é apenas uma referência pois a nota de corte final só será informada após a finalização de todo o processo e das inscrições já estarem encerradas.

SISU 2019 Cursos

Os cursos do SISU 2019 são oferecidos pelas instituições já mencionadas e englobam todas as áreas do conhecimento sendo estas as ciências exatas, ciências biológicas, ciências da saúde, ciências humanas, ciências agrárias e ciências sociais.

Cabe ao próprio candidato verificar com a instituição de sua escolha se está oferece os cursos nas áreas pretendidas e a forma mais fácil é através do site oficial de cada universidade.

sisu-cursos-610x400

Vagas e Cursos do SISU 2019

Ao constatar que o curso é oferecido o segundo passo é realizar a inscrição nas datas informadas e aguardar o resultado, porém se nessa universidade não houver a oferta o candidato deve escolher a que mais se adeque a sua necessidade e interesse.

A maior parte das universidades ofertam cursos do SISU em todos as áreas, porem algumas delas tem seu foco em uma área de atua como a área de exatas por exemplo e o candidato precisa estudar muito bem todos esses detalhes.

sisu-enem-610x331

Para se inscrever no SISU 2019 você precisa fazer o ENEM

SISU 2019 Cronograma e Calendário

Já mencionamos que é muito importante acompanhar as datas das inscrições SISU 2019, porém esse calendário ainda não foi divulgado pelo programa e todos os anos as datas sofrem variações.

O site oficial do SISU 2019 pode ser visitado clicando neste endereço eletrônico que contém muitas informações aos candidatos e em breve também informara o calendário SISU 2019.

sisu-cronograma-610x400

Cronograma do SISU 2019

O cronograma do SISU 2019 deste ano teve início no dia 24/01 com a abertura das inscrições que terminou no dia 29/01 sendo que a convocação dos candidatos ocorreu no dia 16/02.

Através dessas datas podemos ter uma base de quando e como acontecerão as etapas do SISU 2019 e assim ficar atentos as divulgações das novas informações sobre o programa.

SISU 2019 Lista de Espera

O SISU 2019 oferece uma segunda chance aos candidatos que por ventura não forem aprovados na primeira etapa do processo e que desejam continuar na disputa por uma vaga.

Isso é possível através da lista de espera SISU 2019 que possibilita que os candidatos não selecionados na chamada regular continuem na disputa pelas chamadas remanescentes.

sisu-lista-de-espera-610x394

Lista de Espera do SISU 2019

Podem concorrer a essas vagas os candidatos são submetidos a somente a primeira opção de curso que marcaram no ato da inscrição sendo excluída desse processo a segunda opção.

O processo para participar dessa lista é muito simples e também é divulgado no cronograma SISU 2019 e nas datas determinadas o candidato deve acessar o portal do programa e marcar a opção designada a manifestação de interesse.

Site do SISU para fazer a consulta da lista de espera, chamadas e cronograma: www.sisu.mec.gov.br

Atualmente muitas instituições de ensino solicitam que além da manifestação via sistema o candidato também manifeste interesse pessoalmente ou designe alguém via procuração para formalizar esse processo.

Essa data também é informada no site da instituição que anuncia o lugar, hora e documentação necessária que deve ser apresentada.

Chamadas SISU 2019

Após manifestar interesse pela vaga da lista de espera o estudante precisa aguardar as chamadas SISU 2019 que podem ocorrer várias vezes para cada curso e isso depende da quantidade de vagas disponíveis e do número de candidatos interessados.

sisu-chamadas-610x376

SISU 2019 Chamadas

As instituições de ensino de forma independente anunciam em suas páginas oficiais os nomes dos candidatos selecionados e as datas que estes precisam entregar a documentação para realização da matricula.

A convocação acontece e o candidato deve comparecer e entregar as documentações e se por algum motivo o candidato selecionado não finalizado o processo e a vaga continua aberta, uma nova chamada é feita e assim ocorre até todas as vagas serem preenchidas.

Resultado SISU 2019

O resultado SISU 2019 é formalizado com a convocação para a matricula e a efetiva entrega da documentação exigida pela universidade por parte do estudante e após essa etapa resta apenas aguardar a divulgação da data de início das aulas.

Geralmente os estudantes aprovados são divididos em duas turmas onde a primeira inicia as aulas no primeiro semestre e a segunda inicia no segundo semestre e isso é definido basicamente pela nota obtida no ENEM.

As turmas desta forma serão chamadas de 2019/1 e 2019/2 que as diferenciam e identificam quanto ao período do ano em que começaram as efetivamente as atividades acadêmicas.

Se o seu interesse é participar do SISU 2019 agora é só aguardar a divulgação da data de inscrição e realizar corretamente todos os processos obrigatórios garantindo desta forma a sua participação nesta edição do programa.

Inscrições SISU 2019

Para se inscrever no SISU 2019 o candidato precisa ter realizado a prova do ENEM no ano anterior e a nota obtida na redação precisa ser maior que zero e outra recomendação é verificar no edital da universidade escolhido posto que algumas exigem nota mínima para candidatura em seus cursos.

Se no ano vigente o candidato se inscreveu e não foi selecionado poderá se inscrever normalmente no SISU do Meio do Ano 2019 para concorrer a uma vaga sem qualquer prejuízo e isso inclui os candidatos que foram aprovados, mas que por algum motivo desejam mudar de curso ou de instituição de ensino.

Site com dicas para conseguir uma vaga no SISU 2019: www.sisu.net.br

O programa no entanto não permite que um mesmo estudante ocupe duas vagas simultaneamente na rede pública de ensino e sendo assim se o estudante for aprovado novamente terá que optar por uma das graduações.

sisu-inscricoes-610x395

Inscrições Abertas para o SISU 2019

inscrição do SISU 2019 é feita diretamente na página da instituição para qual o estudante busca uma vaga, ou seja, deverá acessar o site da universidade e acompanhar o edital e divulgações com as datas.

Essas informações são amplamente divulgadas na mídia televisiva, internet, jornais e etc. e cabe ao estudante estar atento as datas para não perder os prazos.

Já no sistema é necessário informar o número da inscrição e senha utilizados para acessar o cadastro do ENEM 2019 e é possível resgatar muitas facilmente essas informações no próprio site do Enem.

Os candidatos que desejam realizar suas inscrições SISU 2019 não pagarão nenhuma taxa de serviço independente do número de universidades e cursos para os quais se candidatar.

sisu-610x397

Meio do ano: Inscrições do SISU 2019 Segundo Semestre

Geralmente o período de inscrições permanece aberto pelo período de apenas três dias e não há prorrogação sendo muito importante consultar o site do Enem, Sisu e da instituição regularmente para tomar nota dos prazos.

O ato da inscrição é muito rápido e fácil sendo necessários apenas os dados já citados, porem se aprovado o candidato precisa verificar o site da universidade para saber quais os documentos necessários a serem apresentados.

De um Curtir Acima e Deixe um Comentário Abaixo

SE GOSTOU, COMPARTILHE:
:)

3 Comentários em “SISU 2019 – Inscrição, Como Funciona, Nota de Corte, Cursos, Cronograma e Calendário, Lista de Espera, Chamadas, Resultado

  1. Muito Obrigado, vou tentar uma vaga através do Prouni, caso eu não consiga, vou tentar também pelo SISU 2019 que parece que tenho mais chances de acordo com as notas de corte aqui do curso que pretendo

  2. Tenho certeza que meu nome estara na lista de aprovados no resultado do SISU 2019, estudei bastante para isso

  3. Tirou todas as minhas dúvidas sobre o SISU 2019, agora vou me preparar e fazer a minha inscrição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *