Nossa Bolsa 2019 – Inscrições, Edital, Como Funciona, Vagas, Requisitos, Inscrição Segundo Semestre

Nossa Bolsa 2019 – Inscrições, Edital, Como Funciona, Vagas, Requisitos, Inscrição Segundo Semestre
5 (100%) 27 votos

Nossa Bolsa 2019 Inscrição

O governo do estado do Espirito Santo serve como modelo para outros estados por implantar o programa social Nossa Bolsa 2019.

O programa concede bolsas de estudo para estudantes que que não possuem condições financeiras que lhes permitam pagar por um curso superior em faculdades privadas e que não conseguiram ser aprovados em instituições públicas.

O Nossa Bolsa foi criado no ano de 2006 e foi instituído através da lei número 8263 e posteriormente foi alterada pela lei número 8642 e ainda passaria por novas mudanças através da lei número 9263 que é a que se mantém até esta data.

Inicialmente os cursos oferecidos pelo programa eram apenas os de graduação presenciais, mas após algumas alterações a oferta passou a abranger também cursos superiores na modalidade EAD que são ministrados a distância e também bolsas para iniciação cientifica e mestrado.

Os interessados em participar do programa precisam comprovar a situação de vulnerabilidade econômica, atender os demais requisitos especificados no edital e também atingir aprovação no processo de seleção referente ao Nossa Bolsa 2019.

As bolsas de estudos conquistadas através do processo de seleção podem atingir 50% ou 100% sendo parciais e integrais e isso é definido através da renda familiar comprovada pelo candidato.

Já as bolsas para a iniciação cientifica, cursos tecnológicos e cursos de extensão são concedidas por um período de até 12 meses e o mestrado por um período de até 24 meses.

nossa-bolsa-610x325

Inscrições Nossa Bolsa 2019

Para preparar-se para as melhores oportunidades no competitivo mercado de trabalho uma boa estratégia é investir em conhecimento e qualificação e os cursos superiores são excelentes meios para atingir patamares mais altos.

Infelizmente são grandes as dificuldades enfrentadas para entrar em uma universidade pública por ser muito concorrido e por outro lado as faculdades particulares cobram pelas mensalidades preços muito altos e para as pessoas que possuem uma renda baixa é praticamente impossível arcar com os custos.

Essa realidade impede milhares de brasileiros aterem acesso ao ensino superior permanecendo sem oportunidades de competir por melhores condições de trabalho e melhorar suas condições de vida.

inscricoes-nossa-bolsa-610x353

Inscrições Nossa Bolsa 2019

Estima-se que no Brasil menos de 10% da população tenha acesso ao ensino superior e a iniciativa do governo do estado do Espirito Santo é um grande modelo de inclusão para seus cidadãos que vem a ter a oportunidade de ter acesso a uma graduação.

Nossa Bolsa 2019 Edital

Para participar do Nossa Bolsa 2019 é necessário ter feito a prova do ENEM, ter cursado o ensino médio em escola pública no Espirito Santo ou em escola particular com bolsa integral, ter estudado cursos técnicos na rede estadual e ainda não ter formação superior.

Ou seja, o programa atende realmente quem precisa de auxílio para estudar e que sem o Nossa Bolsa 2019 não teria a oportunidade de ter acesso a uma graduação no ensino superior.

O seu objetivo é permitir o ingresso de pessoas de baixa renda a cursos superiores através das bolsas de estudo promovendo melhoras em suas condições de vida e entregando a sociedade profissionais prontos para atender as demandas do mercado.

Os recursos financeiros utilizados para as bolsas promovidas no ano de 2017 foram de sete milhões e trezentos e oitenta mil reais que também serão utilizados pelos próximos 4 anos.

nossa-bolsa-edital-610x298

Edital Nossa Bolsa 2019

Essa verba veio do Fundo Estadual De Ciência e Tecnologia (FUNCITEC) do tesouro do estado do Espirito Santo.

O edital do Nossa Bolsa 2019 é divulgado sempre no começo do ano e pode ser acessado na integra no endereço eletrônico www.nossabolsa.es.gov.br que também contém todas as informações e novidades que são divulgadas sobre todos os assuntos relacionados ao programa.

As inscrições do Nossa Bolsa 2019 começarão muito em breve porém a data ainda não foi divulgada e o que sabe-se até o momento e que iniciarão ainda este mês conforme divulgado no site oficial.

Nossa Bolsa 2019 Como Funciona?

Se você tem interesse em saber como funciona Nossa Bolsa 2019 leia este artigo até o fim pois informaremos tudo que é necessário saber para participar do programa.

Todos os anos é divulgado um edital contendo o cronograma completo de todas as etapas que inclui período de inscrição, prazo para entrega de documentos, divulgação dos resultados do edital, data do recebimento dos recursos administrativos, data da publicação da homologação dos resultados e por fim o período da matricula dos candidatos aprovados na IES.

Logo que o edital é divulgado o candidato precisa verificar se o seu perfil se encaixa nos requisitos necessários para participar da seleção, porém já adiantamos que são os seguintes:

  • O candidato não pode já ter sido beneficiado pelo programa Nossa Bolsa 2019;
  • Não pode possuir diploma de graduação;
  • O ensino fundamental a partir do 2º ciclo e ensino médio devem ter sido concluídos em escolas públicas localizadas no estado do Espirito Santo;
  • O candidato deve ter feito o exame nacional do ensino médio (ENEM) no ano anterior ao edital vigente;
  • O candidato necessita residir no estado do Espirito Santo;
  • É necessário que a nacionalidade do candidato seja brasileiro ou naturalizado;
  • Não ter sido desvinculado anteriormente do programa devido descumprimento de alguma das regras do edital;
  • O candidato deve escolher uma das vagas ofertadas pelas instituições de ensino participantes do programa.

Para o ano de 2017 foram ofertadas 200 vagas das quais 20% foram destinadas a candidatos que tenham se declarado afrodescendentes.

nossa-bolsa-como-funciona-610x323

Como Funciona o Nossa Bolsa 2019

Após o candidato verificar se atende aos requisitos do Nossa Bolsa 2019 é necessário fazer a inscrição online através do sistema eletrônico e em seguida providenciar a entrega de toda a documentação solicitada ao IES e FAPES.

Para a realização da inscrição o candidato deve fornecer os seguintes dados ao sistema:

  • Nome completo sem nenhuma abreviação;
  • Numeração do CPF;
  • Número da inscrição do ENEM do ano anterior ao edital;
  • Informar um endereço de e-mail válido.

As datas informadas no edital devem ser respeitadas sob a pena de eliminação do processo de seleção do programa e a partir do momento em que o candidato realiza a sua inscrição significa que ele está ciente e aceita todas as regras que regem o edital.

Nossa Bolsa 2019 Vagas

Para serem considerados qualificados os candidatos precisam ter obtido no ENEM nota mínima de 500 e 450 respectivamente para a prova objetiva e redação.

No total o programa Nossa Bolsa 2019 oferece mais de 90 opções de cursos de graduação em mais de 40 instituições de ensino cadastradas e no decorrer dos anos novas faculdades podem vir a firmar parceria.

nossa-bolsa-vagas-610x468

Vagas Nossa Bolsa 2019

Para a iniciação cientifica, cursos tecnológicos e cursos de extensão o valor da bolsa oferecida é de R$ 400,00 reais mensais pagos durante o período máximo de 12 meses para alunos que estiverem cursando algum curso de graduação por intermédio do programa Nossa Bolsa 2019.

Para o mestrado o valor da bolsa paga é de R$1500,00 reais mensais pagos por até 24 meses a alunos que tenha cursado e concluído sua graduação por intermédio do programa e que venham a ser aprovados na seleção exclusiva para pós graduação.

Nossa Bolsa 2019 Segundo Semestre Inscrição

A seleção para o programa ocorre apenas uma vez ao ano, então é importante saber que não há inscrição no segundo semestre para o Nossa Bolsa 2019.

Logo que o edital for disponibilizado é interessante verificar todas as informações quanto ao perfil, documentos necessários para serem entregues e demais peculiaridades do programa e se organizar para quando as inscrições Nossa Bolsa 2019 e a seleção iniciarem já estar preparado.

O programa Nossa Bolsa 2019 tem grande importância para o desenvolvimento e formação de quase 5 mil bolsistas em período de formação e atende cerca de 17 municípios.

Os cursos mais concorridos dentro do programa são os seguintes: Educação Física, Arquitetura e Urbanismo e Direito.

nossa-bolsa-segundo-semestre-610x346

Inscrição Nossa Bolsa Segundo Semestre 2019

Com enorme importância para proporcionar o ingresso dessas milhares de pessoas ao ensino superior, o programa possibilita oportunidades para pessoas que não teriam condições de pagar por um curso superior na rede privada de ensino.

A qualificação profissional promove ao estado profissionais capacitados que atuarão em setores prioritários dentro da economia do Espirito Santo vindo a contribuir significativamente para o desenvolvimento social e econômico através da fomentação de conhecimento e desenvolvimento intelectual a sua população.

Sabemos que chegar ao ensino superior proporciona melhorias na vida das pessoaspor ser um salto em direção a uma boa carreira profissional, experiências enriquecedoras e maiores oportunidades.

Uma das consequências de entrar para a faculdade é a responsabilidade adquirida pois esse ambiente cobra dos acadêmicos uma grande carga de atividades que incluem leituras, pesquisas, trabalhos e experiências que requerem pontualidade e principalmente sinceridade para entender que somente com muito esforço é possível atingir um alto nível.

Com a cobrança dessa responsabilidade o estudante acaba amadurecendo e experimentando contato com pessoas de diferentes classes sociais, vários pensamentos e histórias de vida diferentes.

Outra contribuição da faculdade é o engajamento pois os conhecimentos adquiridos proporcionam influencias que levam a ter contato com outros pensamentos e filosofias.

Fique atento quanto a data da divulgação do edital do Nossa Bolsa 2019 para não perder a oportunidade de participar do programa que tanto contribui para vida das pessoas.

De um Curtir Acima e Deixe um Comentário Abaixo

SE GOSTOU, COMPARTILHE:
:)

2 Comentários em “Nossa Bolsa 2019 – Inscrições, Edital, Como Funciona, Vagas, Requisitos, Inscrição Segundo Semestre

  1. Obrigada Pelas informações, vou me inscrever no Programa Nossa Bolsa em 2019, tomara que consiga uma das vagas abertas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *