Imposto de Renda 2019 Restituição – Consulta, Lotes, Quem Tem Direito, Tabela, Data, Calendário, Telefone Receita Federal

Restituição Imposto de Renda 2019

Existem várias pessoas, que possuem dúvidas, referentes a restituição do imposto de renda. E por isso, é importante, todas essas pessoas estarem cientes de como antecipar o imposto de renda, e após isso, vir a receber a restituição do mesmo.

E também é importante, sempre estar ligado nas notícias, pois as regras e formas de se fazer o imposto de renda, são mudadas frequentemente, e por isso, é necessário estar atento a isso.

Mas antes de qualquer coisa, é interessante, que o cidadão brasileiro, tenha entendimento sobre o imposto de renda, e por isso, segue algumas informações do mesmo:

  • O imposto de renda, teve sua criação no de 1922.
  • O valor deste imposto, é baseado no rendimento, durante o ano, de uma pessoa seja ela física, ou jurídica.
  • Este imposto, tem como administrador a receita federal.
  • E por último, vale ressaltar, que este valor varia de pessoa para pessoa, pois quem recebe mais, paga mais impostos, e quem recebe menos, paga menos impostos.

restituicao-imposto-de-renda-610x271

Consulta Restituição IRPF 2019

Caso o valor declarado, pelo cidadão, ultrapasse o valor que foi calculado, o mesmo tem direito de receber de volta, esse dinheiro que foi a mais, e por isso, é possível, se fazer uma restituição do imposto de renda, devolvendo o dinheiro ao trabalhador.

E para que o cidadão, consiga, realizar uma consulta, para checar, como está sua situação referente ao IRPF 2019, e que o mesmo consiga retirar o valor que acabou sendo declarado a mais, o mesmo deve seguir alguns passos:

  • A primeira coisa, que o cidadão deve fazer, é ir até o site da receita federal, e acessar a página referente a consulta restituições IRPF.
  • Após isso, é necessário informar o CPF.
  • Escolher o ano.
  • Depois do ano, é necessário completar com a data de nascimento, logo a baixo.
  • E por fim, basta digitar o código que é requisitado, e a consulta vai ser feita, e a pessoa, que está consultando, vai conseguir ter acesso, a todas as informações necessárias.

E caso o cidadão, esteja enfrentando, algum tipo de problema, onde o mesmo, não consegue acessar o site, ou não está conseguindo consultar as informações referentes ao IRPF 2019, o mesmo pode ir até a receita federal de sua cidade, e requisitar essas informações.

consulta-restituicao-imposto-de-renda-610x496

Restituição Imposto de Renda 2019 Consulta

Mas vale ressaltar, que dificilmente, esses problemas acontecem, então a pessoa que pretende consultar, pode ficar tranquila, que isso é muito difícil de acontecer.

Site da Receita Federal para consultar a Restituição do Imposto de Renda 2019: receita.fazenda.gov.br

Lotes Restituição IR 2019

O valor que é devolvido ao cidadão, pois foi declarado a mais, do que era necessário, é pago através de lotes, e esses lotes são divididos em sete lotes, que são distribuídos entre os meses de Junho a Dezembro.

Mas vale lembrar, que em alguns casos, o contribuinte, acaba não possuindo o direito de receber o valor de volta, pois os descontos, não são suficientes, para conseguirem cobrir o valor, e o cidadão fica devendo fazendo com que o mesmo, precise pagar o imposto.

restituicao-imposto-de-renda-lotes-610x357

Consultar Lotes Restituição Imposto de Renda 2019

Mas caso o cidadão, possa receber este valor de volta, a ordem para receber o mesmo, e algumas informações da restituição, estão a seguir:

  • Os primeiros a receber, são as pessoas, que declararam o imposto logo no inicio.
  • Após esses, quem deve receber, são idosos, e pessoas com deficiências e doenças graves.
  • O valor a ser devolvido, é depositado na conta, que foi cadastrada ao fazer a declaração.
  • A quantia, possui um ajuste, como base a taxa Selic.

E para que seja possível, receber o valor, é importante, sempre realizar a consulta, para que o cidadão, possa estar ciente, se vai ou não poder, receber o valor que foi declarado em excesso.

Pois existem alguns casos, que o valor que foi declarado a mais, é usado para pagar certas taxas do imposto de renda, o que faz, com que o cidadão não consiga retirar o dinheiro.

restituicao-ir-610x347

Imposto de Renda 2019 Receita Federal

Quem tem direito a Restituição do Imposto de Renda 2019?

Existem algumas pessoas, que no momento da declaração do imposto de renda, acabam declarando e pagando um valor acima do necessário, e por este motivo, é possível acontecer a restituição deste valor.

E quem possui o direito de receber este dinheiro de volta, são todos os cidadãos que pagam a mais, e caso a pessoa tenha pago a mais, a mesma deve ficar atenta as datas programadas, para receber essa restituição, pois a restituição é feita em 7 lotes, distribuídos entre os meses de Junho a Dezembro.

E vale ressaltar, que caso o cidadão, na hora de se cadastrar, tenha disponibilizado a plataforma da receita federal, alguma informação incorreta referente a conta bancária, não será possível realizar o pagamento da restituição, e o contribuinte, vai precisar, ir até o próprio banco do Brasil, e reivindicar o pagamento do valor que foi devolvido.

restituicao-imposto-de-renda-quem-tem-direito-610x343

Restituição IR 2019 Quem Tem Direito?

E para informar ao banco do Brasil, o erro no cadastro, o tempo máximo, é de um ano, após isso, a única forma de se reivindicar o pagamento, é através do site da receita federal, por meio do pedido de pagamento de restituição do IR 2019.

Site com informações sobre a Restituição do Imposto de Renda 2019: www.impostoderenda.net

Tabela IR 2019

Mas antes, de o cidadão, vir a declarar seu imposto de renda, o mesmo, deve estar ciente, se precisa ou não declarar o mesmo.

E para isso, foi criado uma tabela, onde aparece todos os requisitos, para que seja possível declarar o imposto de renda IR 2019.

E esses requisitos ficam da seguinte forma:

 

Primeiro requisito

O primeiro requisito, é que o cidadão, tenha recebido um valor de renda no ano anterior, mais que R$ 28.559.70
 

Segundo requisito

Possuir bens, como, imóveis, veículos e outros, em um valor maior de 300 mil reais.
 

Terceiro requisito

Obter ganhos, na venda de bens, que façam o cidadão apto a realizar o IR.
 

Quarto requisito

A receita bruta do cidadão, ultrapassou R$ 142.798.50
 

Quinto requisito

Receber mais de 40 mil reais, através da poupança ou FGTS.
Sexto requisito Obter rendimentos, através de bolsas de valores, de mercadorias e de títulos futuros.

 *Todos os anos esses valores são atualizados, para conferir os valores atuais acesse www.impostoderenda.net

E caso o cidadão, tenha que realizar a declaração do imposto de renda 2019, o mesmo deve seguir esses passos:

  • Primeiro, o contribuinte, deve aguardar, até que o período referente a declaração seja aberto.
  • Após isso, é preciso baixar o programa da receita federal no computador, onde o mesmo vai orientar o cidadão, sobre a hora e data do preenchimento.
  • Depois disso, é necessário preencher todas as informações que são requisitadas.
  • E caso o cidadão tenha algum dependente, o mesmo vai precisar ter alguns dados pessoas, que são nome do dependente, CPF, data de nascimento e atividade profissional.
imposto-de-renda-restituicao-610x420

Tabela do Imposto de Renda 2019

E vale ressaltar, que caso a pessoa, que está declarando o imposto de renda, encontre algum problema, para realizar este procedimento, a mesma pode contratar um contador, que o mesmo vai realizar este serviço.

Restituição Imposto de Renda 2019 Data

As datas para recebimento da restituição do Imposto de renda, do ano de 2019, não foram divulgadas, para as do ano anterior, ficaram da seguinte forma:

Lote Data Remuneração Selic Declarações feitas até
Primeiro lote 16/06/2017 1.93% *
Segundo lote 17/07/2017 2.74% 04/03/2017
Terceiro lote 15/08/2017 3.54% 20/03/2017
Quarto lote 15/09/2017 4.34% 09/04/2017
Quinto lote 16/10/2017 4.98% 22/04/2017
Sexto lote 16/11/2017 5.62% 25/04/2017
Sétimo lote 15/12/2017 Não divulgada *

*Consulte a tabela de lotes de restituição do IR 2019 atualizadas em www.impostoderenda.net

Restituição IR 2019 Calendário

Como citado anteriormente, o calendário para restituição do imposto de renda, ainda não existe um dia definido, mas é possível se programar, pois os pagamentos feitos em lotes, são feitos nos meses de Junho a Dezembro.

E pelo fato, de o cidadão ter essa informação, o mesmo pode vir a se programar, e ficar sempre atento, para que o mesmo, não venha a perder ou esquecer a data da devolução do dinheiro.

calendario-restituicao-imposto-de-renda-610x302

Calendário de Restituição do Imposto de Renda 2019

E caso o mesmo não tenha acesso, a informações referentes a devolução do dinheiro, o contribuinte, pode ligar até a Receita Federal, e requisitar essas informações.

Telefone Receita Federal IR 2019

Existem várias formas, de se entrar em contato com a receita federal, e uma delas, é através do telefone de contato 146. Este telefone, tem como principal objetivo, solucionar dúvidas, e entregar informações a todas as pessoas que telefonam para o mesmo.

receita-federal-610x505

Receita Federal Restituição IR 2019

E em caso de algum problema com o número da receita federal, as outras duas formas de se receber atendimento da receita federal são essas:

  • A primeira, é usando o fale conosco da receita federal, e para isso o cidadão, deve acessar o site, e ir até a página do fale conosco, nesta mesma página, será possível retirar qualquer dúvida, e também realizar perguntas que o cidadão ache necessário.
  • A segunda opção, é ir até uma sede da receita federal, e para isso, a pessoa que deseja o atendimento, deverá ir até o site da receita federal, e localizar a sede mais próxima da sua casa, e após isso, o cidadão deve organizar todos seus documentos pessoais, para que ao ir até lá, não falte nada. E ao chegar na receita federal, basta reivindicar o atendimento, que com toda certeza, os atendentes vão realizar um ótimo atendimento.

E caso o contribuinte, queira realizar um elogio, ou uma reclamação referente a receita federal, o lugar certo é ouvidoria, pois é lá, que todos esses tipos de informações são entregues.

Mais informações e esclarecimentos de dúvidas sobre restituição do IR 2019 acesse o site www.impostoderenda.net

De um Curtir Acima e Deixe um Comentário Abaixo

SE GOSTOU, COMPARTILHE:
:)

1 Comentário em “Imposto de Renda 2019 Restituição – Consulta, Lotes, Quem Tem Direito, Tabela, Data, Calendário, Telefone Receita Federal

  1. Muito bom saber que quem faz primeiro a declaração do Imposto de Renda, sai a restituição do IR 2019 nos primeiros lotes… vou declarar logo no primeiro dia rsrs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *