FIES 2019 – Inscrições, Como Funciona, Seleção, Segundo Semestre, Aditamento, Boleto, Cancelar, Reclamações, Telefone

FIES 2019 – Inscrições, Como Funciona, Seleção, Segundo Semestre, Aditamento, Boleto, Cancelar, Reclamações, Telefone
5 (100%) 21 votos

Inscrição FIES 2019

Certamente você já deve ter ouvido falar no Sistema de Financiamento Estudantil – FIES 2019 principalmente se seu objetivo é ingressar em uma faculdade de nível superior e não tem condição financeira de arcar com os altos custos dos cursos.

Mesmo o programa sendo relativamente antigo, ainda existem muitas dúvidas a respeito de suas regras, o perfil do estudante que o programa visa atender, documentação necessária, período de inscrição, processo seletivo e muitas outros detalhes.

O FIES já existia desde o ano de 1976 sob outro nome, porem durante o governo Lula seus moldes foram reformulados e passaram a oferecer melhores condições para seus participantes.

Tais melhorias ocorreram nas taxas de juros que foram diminuídas consideravelmente, no aumento do prazo de carência e na quantidade de meses em que o pagamento passou a ser realizado.

O número de estudantes beneficiados pelo programa é muito expressivo o que significa dizer que o FIES já contribuiu para que muitos brasileiros viessem a ter acesso ao ensino superior.

Em pesquisa realizada em 2014 foi constatado que quase 30% dos estudantes brasileiros matriculados em instituições de ensino superior particulares era atendidos pelo FIES.

Em 2016 novas reformulações ocorreram no programa e um dos critérios de acesso ao benefício foi a nota do ENEM que passou a ser avaliada e considerada requisito básico para concorrer a uma vaga no FIES 2019.

fies-610x409

FIES 2019 Como funciona

Na prática o FIES 2019 funciona como um vestibular em várias etapas que se iniciam na obrigatoriedade do estudante ter realizado a prova do ENEM e ter atingido nota mínima de 450 pontos referentes às perguntas diretas de múltipla escolha e nota superior a 0 na redação.

A prioridade nos cursos ofertados é para os de licenciatura e nos casos de cursos nas áreas da saúde e engenharias, a faculdade precisa apresentar notas altas nas avaliações do MEC.

Após feito o Enem é necessário aguardar a divulgação para inscrição no FIES e seguir os passos que vamos descrever logo a seguir.

fies-como-funciona-610x338

FIES 2019 Como Funciona

Bolsas do FIES 2019

O FIES financia 50%, 75% e até 100% do valor integral do curso escolhido, porém isso será definido pela renda per capita familiar e pelo comprometimento do valor da parcela em relação a renda.

Aliás, a renda da família é um fator importantíssimo para concessão do crédito, nas regras atuais não pode ultrapassar 3 salários mínimos per capita por família.

Após a entrega de toda documentação à instituição de ensino e de tudo ter sido considerado aprovado, o estudante iniciara seus estudos e pagará a cada três meses o valor máximo de R$ 150,00 referente aos juros gerados pelo financiamento.

Site do SISFIES para inscriçõeshttp://sisfiesportal.mec.gov.br

Assim ocorrerá até a conclusão da graduação e após a conclusão o prazo de carência para que o estudante inicie a pagar as mensalidades é de 18 meses, prazo que garante que este encontre espaço para iniciar suas atividades profissionais sem se preocupar a curto prazo com os valores devidos.

fies-requisitos

Requisitos do FIES 2019

Após o término da carência, o prazo do financiamento é de até três vezes o tempo total do curso, ou seja, se o curso é de cinco anos o tempo para pagamento será de quinze anos.

Resumindo, o programa FIES 2019 financia os estudos de estudantes de baixa renda em instituições de ensino privado e garante a eles prazos maiores para pagamento com taxas de juros reduzidas que contribuirão significativamente em suas vidas educacionais e profissionais.

Quem pode participar do FIES 2019

FIES 2019 Seleção

Os critérios de seleção FIES 2019 são bem simples, porém devem ser respeitados sob pena do candidato ser excluído do processo e são constituídos das seguintes regras:

  • O candidato não pode possuir graduação no ensino superior;
  • Os rendimentos do grupo familiar não podem ultrapassar 3 salários mínimos;
  • Ter realizado a prova do ENEM a partir do ano de 2010 e ter obtido nota maior que 450 nas questões de múltipla escolha e nota superior a 0 na redação.
fies-selecao-610x390

Seleção FIES 2019

O processo funciona de forma parecida a um vestibular, o sistema do programa seleciona os candidatos com maiores notas e os classifica e em seguida acontece a etapa da entrega da documentação a instituição de ensino que as repassara para a comissão do programa.

Após análise documental o aluno aprovado é convocado para assinar a documentação e receber as suas vias do contrato e tudo isso acontece de forma muito organizada porque dentro da própria faculdade existe uma área de atendimento realizada por funcionários do FIES.

FIES 2019 Segundo Semestre

O programa acontece em duas etapas, a primeira ocorre no primeiro semestre e a segunda etapa do FIES 2019 no segundo semestre através da ofertas das vagas que ocasionalmente não vieram a ser preenchidas na primeira fase, portanto se você não fez no primeiro semestre, poderá fazer a inscrição do FIES 2019 segundo semestre.

fies-segundo-semestre

Inscrições FIES 2019 Seguro Semestre

Os requisitos para participar da segunda etapa e concorrer a uma das vagas remanescentes é o mesmo da etapa anterior, porém em datas diferentes que são divulgadas antecipadamente no site do programa.

O cadastro para essas vagas ocorre no mesmo site já informado e requer os mesmos procedimentos e se o candidato já for cadastrado, mas ter esquecido ou perdido a senha de acesso está poderá ser recuperada muito facilmente através do próprio portal.

Após cadastrado, o estudante deverá acompanhar pelo site as etapas da seleção e se selecionado deverá efetuar a juntada de documentos e entregar no setor do FIES dentro da instituição de ensino selecionada.

FIES 2019 Aditamento

Nas instituições de ensino superior, todo começo de semestres os discentes precisam realizar as rematrículas em seus respectivos cursos e isso serve como uma formalização de que estes vão continuar a graduação naquele semestre.

fies-aditamento-610x267

Aditamento de Contratos FIES 2019

Os estudantes que por algum motivo não desejam renovar a matricula realizam o trancamento do curso.

No caso dos estudantes contemplados pelo FIES o processo de rematrícula pode ser entendido como o aditamento que além de demonstrar o interesse em continuar a graduação naquele semestre, também consiste na renovação do contrato de financiamento entre o aluno e a instituição de ensino.

Geralmente o aditamento FIES 2019 tem um calendário que precisa ser respeitado e é divulgado antecipadamente para que não ocorra a perda dos prazos e os estudantes precisam estar atentos.

sisfies

SisFIES Aluno

Essas datas são divulgadas no portal do FIES na internet e também nas instituições de ensino através de cartazes e aviso espalhados pelo campus.

FIES 2019 Boleto

O financiamento realizada pelo FIES é feito através da Caixa Econômica Federal e para que o estudante possa pagar as parcelas respectivas ao seu financiamento é muito fácil.

fies-boleto-610x359

Emissão do Boleto do FIES

Basta acessar este o link abaixo que irá direciona-lo a página da Caixa exclusiva para emissão de boletos e é necessário apenas informar o CPF ou Nrº do contrato, data de nascimento e o código verificar gerado pelo site.

Site para Gerar 2 Via do Boleto do FIESwww3.caixa.gov.br/fies/asp/boleto/boletoonline2.asp

Em seguida o estudante precisa clicar na opção Iniciar Operação que em seguida o boleto do FIES 2019 será gerado, porém esse atendimento da Caixa está disponível todos os dias úteis das 9h às 19h.

FIES 2019 Cancelamento

fies-telefone-150x150

Telefone FIES: 0800 616161

O candidato que ainda na etapa inicial tenha realizado sua inscrição e que por algum motivo deseja cancelar o FIES 2019, pode realizar o procedimento no site a seguir bem como é possível efetuar também modificações referentes ao curso escolhido.

Site de Seleção e Cancelamento do FIES: www.fiesselecao.mec.gov.br

Os estudantes que já estejam estudando através do FIES e que necessitem cancelar provisória ou permanente sua participação, deve fazer o pedido nos períodos de aditamento se apresentando para o setor do FIES na instituição de ensino para fazer a solicitação formal.

FIES Reclamações

Como já citado anteriormente, dentro de cada instituição de ensino que trabalha com o FIES, existe um setor exclusivo para atendimento aos estudantes beneficiados pelo programa.

fies-reclamacoes-610x332

Reclamações do FIES

Reclamações, sugestões, esclarecimentos gerais e todos os assuntos relacionados ao FIES podem ser tratados diretamente com a pessoa responsável pelos atendimentos nesse setor e dessa forma o estudante encontra-se assistido sem precisar sair de dentro da universidade e se dirigir a outro local para ter acesso a informações.

FIES Telefone

telefone 0800 do FIES 2019 é disponível através de uma central de atendimento cujo número é 0800 616161 que pode ser utilizado sempre que necessário.

FIES 2019 Inscrições

O FIES 2019 é a sigla para Fundo de Financiamento Estudantil, programa criado pelo Ministério da Educação no ano de 2001 e que tem por objetivo financiar cursos de graduação em nível superior em faculdades e universidades da rede privada.

inscricao-fies-610x448

Faça sua Inscrição no FIES 2019

Essas instituições de ensino precisam estar aptas de acordo com a avaliação realizada pelo SINAES (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior) e possuir a oferta de cursos pagos.

Site com dicas sobre o FIES 2019: www.fies.org

As inscrições do FIES 2019 acontecem duas vezes ao ano e suas datas são antecipadamente divulgadas em sua página na internet.

Os interessados precisam estar atentos aos períodos para não perder os prazos e realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) pois é através da nota obtida no exame que o FIES poderá ser pleiteado.

O ENEM tem suas datas amplamente divulgadas por vários meios de comunicação inclusive no portal do MEC na internet.

fies-inscricoes-610x359

FIES 2019 Inscrições Abertas

O site do FIES 2019 para realização da inscrição pode ser acessado clicando neste endereço: sisfiesaluno.mec.gov.br e se for o primeiro acesso é necessário a criação de um login e senha para acessos posteriores e sempre que necessário.

Importante guardar esse endereço porque logo que as inscrições FIES 2019 se iniciarem, ele será muito útil.

De um Curtir Acima e Deixe um Comentário Abaixo

SE GOSTOU, COMPARTILHE:
:)

3 Comentários em “FIES 2019 – Inscrições, Como Funciona, Seleção, Segundo Semestre, Aditamento, Boleto, Cancelar, Reclamações, Telefone

  1. Muito obrigada ao site, agora já sei o passo a passo de como fazer minha inscrição do FIES 2019

  2. Gostaria de Participar da Seleção do FIES 2019, mas ainda não sei se vou ganhar bolsa integral ou parcial, vamos torcer!

  3. Quem diz que o Brasil piorou? Antigamente era quase impossível um pobre entrar na universidade, hoje em dia, é muita facilidade com programas como o FIES 2019. Tudo bem que o mercado de trabalho exige uma faculdade para um bom emprego.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *